Chefe do Xbox considera estratégia de consoles exclusivos da Sony ‘ultrapassada’

A discussão sobre exclusividade de jogos está esquentando novamente, e quem está à frente do Xbox, Sarah Bond, fez algumas declarações que podem mudar o jogo. Em uma entrevista recente, ela apontou que a ideia de manter títulos exclusivos para um único console está se tornando “ultrapassada”.
Bond destacou que os maiores sucessos do momento, como Call of Duty, Minecraft e Roblox, estão disponíveis em várias plataformas. Para ela, a comunidade gamer se reúne naqueles jogos que permitem a interação entre jogadores, independentemente do dispositivo que estão usando. Essa visão reflete uma mudança importante na forma como muitos enxergam o futuro dos jogos.
Ela enfatizou: “As pessoas querem jogar com amigos, não importa onde eles estejam”. Essa perspectiva sugere uma tendência de priorizar a acessibilidade dos jogos em vez de restrições de lançamentos apenas para um console específico. O foco está nas experiências compartilhadas, que são cada vez mais valorizadas.
Embora Sarah Bond tenha sido questionada sobre a produção de “grandes lançamentos exclusivos”, parece que ela está voltando seu olhar para os chamados títulos de serviço contínuo, que têm ganhado espaço e reconhecimento no mercado. Um exemplo recente é Helldivers 2, que passou a ser disponibilizado também para Xbox depois do seu sucesso inicial no PS5. Isso mostra que até mesmo as grandes empresas estão alinhando suas estratégias.
Enquanto isso, Ghost of Yotei chegou arrasando nas vendas como um lançamento exclusivo do PS5, e é provável que a Nintendo também não concorde tão facilmente com a ideia de que as exclusividades estão em desuso. Na verdade, ainda existe espaço para esses títulos exclusivos, especialmente na hora de impulsionar o hardware.
Vale lembrar que, mesmo com a mudança de postura da Microsoft em relação a exclusividades, ela ainda parece acreditar que certos jogos podem ajudar nas vendas de suas consoles. O próximo lançamento de Forza Horizon 6, que já foi confirmado para o PlayStation, irá sair após a versão para Xbox e PC. Isso pode indicar que a empresa ainda acredita que sua plataforma possui um apelo adicional.
Assim, a dinâmica do mercado de jogos continua a evoluir, e as declarações de Bond refletem uma vontade de conectar mais jogadores, independentemente de onde eles escolham jogar.
Comentários estão fechados.