Ex-desenvolvedor de God of War defende jogos menores para grandes estúdios

Não é novidade que o desenvolvimento de jogos triple-A está se tornando insustentável. Segundo Meghan Morgan Juinio, uma produtora que trabalhou durante dez anos no Santa Monica Studio, é hora dos estúdios grandes pensarem em diversificar a escala de suas produções.
Em uma conversa descontraída, Meghan enfatiza que, embora os títulos blockbuster não devem desaparecer, a criação de jogos menores pode ser uma forma eficiente de apoiar esses grandes lançamentos e oferecer uma experiência mais variada aos jogadores.
Ela acredita que esse é um momento crucial para que todos, em qualquer nível da indústria, olhem para o longo prazo. A decisão de se adaptar às novas demandas pode ser motivada pela necessidade de deixar para trás as reações impulsivas que surgiram durante a pandemia.
Embora os grandes títulos, como God of War e Call of Duty, tenham seu valor inegável — devido à possibilidade de retorno financeiro significativo —, Meghan sugere que investir em produções menores pode ajudar a sustentar esses jogos principais.
“Os estúdios grandes devem considerar expandir para produções menores, duplo-A e até mesmo independentes. O que isso significa exatamente, quem sabe? Mas precisamos pensar bem sobre como queremos nos posicionar no futuro e quais tipos de produtos desejamos levar ao mercado”, afirma Meghan.
Ela cita o exemplo de games como Astro Bot e Split Fiction, que são produções menos onerosas e demoradas, mas que ainda conseguem cativar os jogadores. Esses jogos, embora não tenham a mesma grandiosidade ou tecnologia de ponta, podem ser mais inovadores e interessantes do que muitos títulos triple-A, que costumam ser mais conservadores.
“Na minha opinião, precisamos focar em fazer jogos ótimos. Não importa o formato. Hoje em dia, os gamers estão meio que ‘desensibilizados’ com gráficos bonitos e escalas enormes. A diversão precisa estar presente; se um jogo não engaja, por mais bonito que seja, não vai conectar com o público”, destaca Meghan.
A impressão que temos é que a Sony já está nessa direção há um tempo. Títulos como inFamous: First Light, Uncharted: The Lost Legacy e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales são provas de que jogos de menor escala podem fazer parte das suas grandes franquias. Além disso, produções de orçamento mais baixo, como Concrete Genie e o mencionado Astro Bot, também ajudam a compor essa nova face do PlayStation.
Há rumores de que o Santa Monica Studio esteja desenvolvendo um jogo de God of War com orçamento menor, num estilo de side-scrolling Metroidvania. Se isso for verdade, seria mais um bom exemplo do que Meghan recomenda.
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