Criador de Dead Space critica promessas de Elon Musk sobre IA

Glen Schoffield, famoso por ser um dos criadores de Dead Space, está animado com as possibilidades da inteligência artificial (IA) no universo dos games, mas não é fácil de impressionar. Durante uma sua fala na Gamescom Asia x Thailand Games Show, ele disparou uma crítica direta a Elon Musk. Schoffield questionou as promessas de Musk de que sua empresa xAI conseguiria criar um jogo completo até o fim de 2026. Para ele, essas afirmações são um tanto exageradas.
No evento, Schoffield compartilhou que ele mesmo utiliza ferramentas como o Midjourney para dar vida a imagens conceituais e explorar novas ideias. Ele acredita que a adoção da IA é inevitável no desenvolvimento de jogos, fazendo uma analogia ao impacto que o computador, a internet e os celulares tiveram no mercado. É um avanço que, segundo ele, apenas levará tempo para se consolidar.
No entanto, quando o assunto é a criação de um jogo complexo, o criador não esconde sua descrença. “Um ano? Eles vão conseguir fazer um jogo? Não, ele está falando besteira”, afirmou Schoffield em resposta às promessas apressadas de Musk. Para ele, as tecnologias atuais ainda têm limitações, principalmente porque muitas delas foram desenhadas sem a contribuição de pessoas com experiência em desenvolvimento de games.
Criador de Dead Space não acredita que Musk vai conseguir entregar um jogo bom
Schoffield deixou claro uma característica que muitos desenvolvedores consideram frustrante: ferramentas criadas por quem não entende do assunto geralmente têm um desempenho decepcionante. “A gente acaba recebendo um produto que não atende às necessidades do desenvolvedor”, explicou. Ele citou que algumas empresas estão trabalhando para mudar essa realidade, mas é algo que leva tempo.
Ele ainda acredita que, mesmo que Musk e sua equipe cumpram suas metas, o resultado final pode não ser satisfatório. “Fazer um jogo em um ano? Alguma empresa pode até tentar, mas a qualidade não vai ser das melhores. Eu adoraria poder dizer isso diretamente a ele”, comentou.
Por outro lado, Schoffield também reconhece que as atuais ferramentas de IA enfrentam dificuldades em transformar artes conceituais em modelos 3D. Ele destacou que áreas como animação e movimentos de personagens ainda demandam o toque humano, enfatizando a importância do trabalho dos profissionais.
Apesar das limitações que ele vê nas ferramentas, Schoffield se diz à vontade ao usar o Midjourney para criar vistas conceituais. Para ele, não existe “roubo” no uso de plataformas que utilizam conhecimentos acumulados de outras pessoas, já que este é um processo normal de aprendizado entre artistas.
Essas reflexões mostram não apenas a visão de um veterano da indústria de games, mas também uma perspectiva crítica e realista sobre a interação entre criatividade humana e inovação tecnológica.
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