Ex-funcionários da Zenimax criam novo estúdio após demissões

Durante as recentes demissões em estúdios ligados ao Xbox, um dos projetos que mais chamou atenção foi o Blackbird, da Zenimax Online. Apesar de ter recebido elogios de Phil Spencer, o projeto acabou cancelado, deixando muitos criadores sem chão. No entanto, um grupo de ex-funcionários resolveu dar a volta por cima e voltou a focar suas energias em ideias que acreditam ter grande potencial.

Na quarta-feira, dia 8 de outubro, esses profissionais anunciaram a formação do Sackbird Studios, um estúdio independente e totalmente pertencente a seus membros. A proposta é trabalhar de forma autônoma e com financiamento exclusivo dos colaboradores, algo que garante mais liberdade e controle criativo.

Em um post no Twitter, a Sackbird Studios se apresentou ao mundo: “Olá, pessoal! Hoje estamos empolgados em anunciar que fundamos a Sackbird Studios, um estúdio de jogos independente em Baltimore, Maryland, formado por amigos que passaram anos criando mundos, sistemas e histórias para jogadores de todos os lugares.”

O estúdio enfatiza que, ao não contar com investidores externos, pode se concentrar na criação de jogos de forma mais livre. Um dos fundadores, David Worley, COO da Sackbird, comentou sobre essa busca por liberdade: “Depois de anos em grandes produções, queríamos ter a autonomia para arriscar sem ter que esperar uma aprovação ou atender metas trimestrais.”

Lee Ridout, o CEO, também reconheceu que a experiência na Zenimax foi importante, mas o cancelamento do Blackbird acendeu uma “chama” que motivou a criação do novo estúdio. “Vimos que a melhor forma de proteger nossas criações e nossa equipe era formar um estúdio onde a independência criativa não fosse negociável”, destacou Ridout.

Até agora, a Sackbird Studios não fez anúncios sobre projetos específicos, mas já está trabalhando em um jogo de estreia. A intenção é desenvolver um título para PC e consoles, com mais detalhes a serem revelados quando o projeto avançar. O estúdio confirmou que possui recursos suficientes para operar por alguns anos, sem depender de investimentos externos para finalizar seu primeiro jogo.

Comentários estão fechados.