Ubisoft cancela capítulo de Assassin’s Creed por receio político

Um dos grandes sucessos da Ubisoft, a série Assassin’s Creed sempre se destacou por suas tramas ambientadas em diferentes períodos históricos. Porém, parece que a empresa decidiu pausar um projeto que estava em desenvolvimento, e a razão é bem curiosa: a insegurança sobre possíveis repercussões políticas.

De acordo com informações do site Game File, essa decisão foi tomada em julho do ano passado. O jogo que foi cancelado teria como pano de fundo a Guerra Civil dos Estados Unidos e a fase de Reconstrução que se seguiu, abrangendo as décadas de 1860 e 1870. Para os fãs da série, isso poderia ter sido uma nova e interessante abordagem.

Neste novo capítulo, o jogador assumiria o papel de um ex-escravo negro que, em busca de uma nova vida, se muda do Sul para o Oeste dos Estados Unidos. Por lá, ele seria recrutado pela ordem de Assassinos para voltar ao Sul e enfrentar injustiças, incluindo confrontos com membros da Ku Klux Klan. Uma narrativa, sem dúvida, recheada de potenciais reflexões sociais e éticas.

Ubisoft e sua cautela nas narrativas

Cinco desenvolvedores que trabalhavam na Ubisoft estavam bastante animados com o projeto. Contudo, todos compartilharam a impressão de que a liderança da empresa achou melhor cancelar o jogo, receosa de novas controvérsias. Eles lembraram do impacto negativo que a revelação de um personagem baseado em Yasuke, um histórico samurai negro, teve antes do lançamento de Shadows, que enfrentou críticas ferozes.

Além disso, a Ubisoft está atenta ao clima político atual, que está bastante polarizado, principalmente nos Estados Unidos. O estúdio queria evitar qualquer tipo de repercussão negativa que pudesse afetar a recepção do jogo no mercado americano. Uma das fontes do Game File resumiu bem a situação: “Era muito político em um país instável demais.”

Por agora, o projeto estava ainda em seus primeiros estágios de desenvolvimento, e sua interrupção não resultou em demissões. A Ubisoft continua dando suporte ao game Shadows, e há rumores de um possível remake do quarto título da série chegando por aí.

A saga do Assassin’s Creed promete muitos desafios e, com o tempo, podemos esperar que a Ubisoft encontre maneiras de contar suas histórias de um jeito que ressoe com o público, sem perder a relevância histórica e social.

Comentários estão fechados.