Lina Khan ri por último na aquisição da Activision pela Xbox

Lina Khan, ex-presidente da Federal Trade Commission (FTC), está rindo por último no embate em torno da compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Para quem acompanhou essa novela de quase 70 bilhões de dólares, Khan foi uma das vozes mais críticas da aquisição.

Ela alertou que essa enorme fusão poderia resultar em aumento de preços e demissões, previsão que, conforme podemos ver, está se concretizando. Depois de um longo processo judicial, onde a FTC perdeu, a compra foi aprovada. No meio desse turbilhão, Khan se tornou uma figura polêmica, com alguns defendendo que ela deveria dar um passo para o lado para que o negócio ocorresse.

Agora, após os aumentos de preços de até 50% no serviço de assinatura Game Pass, os comentários dela estão ganhando um novo peso. Recentemente, em sua conta do X (antigo Twitter), ela fez uma postagem reflexiva sobre as consequências da aquisição. Ela afirmou que “a compra da Activision pela Microsoft foi seguida de aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto os jogadores quanto os desenvolvedores”.

Ela ainda destacou que, em muitos setores, a consolidação do mercado está diretamente ligada à elevação dos preços. “À medida que as empresas dominantes se tornam grandes demais para se preocupar, elas podem piorar a situação para os clientes sem se preocupar com as consequências”. E não é que isso se confirmou? Depois da aquisição, a Microsoft demitiu milhares de funcionários e decidiu aumentar drasticamente o preço do Game Pass, diminuindo a qualidade dos serviços.

Uma das informações do dia, relatada pela Bloomberg, revelou que colocar Call of Duty: Black Ops 6 no serviço de assinatura custou mais de 300 milhões de dólares, e impressionantes 82% das vendas desse jogo ocorreram no PlayStation durante seu lançamento nos Estados Unidos.

E assim, essa situação complicada serve de alerta para os gamers. Fica a lição para se manter atentos quando uma grande fusão de tecnologia ocupar as manchetes.

Comentários estão fechados.