Xbox perdeu mais de R$ 1,5 bilhão ao incluir Call of Duty no Game Pass

Xbox anunciou um aumento incrível de 50% no preço do Game Pass esta semana, o que reacendeu uma discussão antiga: a sustentabilidade desse serviço.

Um relatório da Bloomberg, com informações de ex-funcionários que preferiram não se identificar, apontou que a empresa de Redmond perdeu mais de US$ 300 milhões ao lançar o Call of Duty: Black Ops 6 diretamente no Game Pass no ano passado. Essa quantia diz respeito às vendas que deixaram de acontecer nas plataformas Xbox e PC, onde o jogo estava disponível para download desde o primeiro dia como parte da assinatura da Microsoft.

Nos Estados Unidos, as plataformas PlayStation foram responsáveis por impressionantes 82% de todas as vendas em preço cheio no mês de lançamento do jogo. Por outro lado, o total gasto em assinaturas de jogos lá aumentou apenas 16% em comparação com o ano anterior, durante o mês de lançamento do Black Ops 6.

Joost Van Dreunen, fundador da firma de análise Aldora, comentou que “o Game Pass não teve o crescimento explosivo que a Microsoft esperava após a aquisição da Activision, e eles perceberam que os custos de infraestrutura não se alinham com o modelo de preços”.

Conforme já foi mencionado anteriormente, o Game Pass Ultimate — o único nível que ainda disponibiliza jogos no dia do lançamento para console — agora custa R$ 29,99 por mês. Enquanto isso, o serviço mais caro da Sony, o PS Plus Premium, custa apenas R$ 17,99 por mês.

A PlayStation, é bom mencionar, sempre deixou claro que oferecer jogos de primeira linha como parte de uma assinatura não era uma prática sustentável. Mesmo enfrentando críticas na época, a posição deles acabou se mostrando correta.

A Microsoft não atualiza o número de assinantes do Game Pass desde 2024, quando informou ter 34 milhões de usuários ativos. Vale lembrar que a empresa relançou a marca Xbox Live como Game Pass para impulsionar o serviço.

Antes do recente aumento de preços, Sarah Bond, da Xbox, se manteve firme ao afirmar, durante o Tokyo Game Show, que o serviço é lucrativo, mas só mencionou um faturamento de US$ 5 bilhões para respaldar sua afirmação.

A pressão sobre os altos executivos da Microsoft aumentou desde a aquisição de US$ 70 bilhões da Activision Blizzard, e já começamos a ver as consequências disso no desempenho da divisão Xbox.

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