Desenvolvedora cancela jogo co-op de D&D e prioriza Payday

Anunciado no final de 2023 pela desenvolvedora Starbreeze, o novo jogo de Dungeons & Dragons criado pelos responsáveis pela série Payday acabou não saindo do papel. Na última quinta-feira (2), foi revelado que a empresa decidiu cancelar o Project Baxter, que prometia explorar o mundo mágico da Wizards of the Coast com elementos de jogo como serviço.

Essa escolha veio após uma “revisão estratégica”, onde a Starbreeze concluiu que seus recursos ficariam melhor aproveitados em outras frentes. A ideia agora é concentrar esforços no crescimento e na manutenção da franquia Payday, que já é um nome conhecido no mundo dos jogos.

Como era de se esperar, a decisão teve um impacto significativo na equipe. Cerca de 44 profissionais, incluindo funcionários fixos e contratados, perderão seus empregos. Agência de notícias mencionou que, embora alguns colaboradores tenham conseguido ser realocados para outras demandas dentro da empresa, muitos enfrentam a difícil situação das demissões.

Payday é o foco da sobrevivência da Starbreeze

Em um comunicado ao site Games Industry, a Starbreeze admitiu que era complicado fornecer um número exato de demissões devido a acordos trabalhistas e negociações com sindicatos, que precisam ser levados em conta.

O CEO da empresa, Adolf Kristjansson, destacou que tomar a decisão de encerrar o projeto de Dungeons & Dragons foi um desafio. Apesar disso, ele acredita que essa mudança permitirá que a equipe trabalhe com mais agilidade no lançamento de novos conteúdos para Payday.

A reestruturação acontece em um momento delicado para a Starbreeze. O lançamento de Payday 3 não foi tão bem-sucedido como esperavam, apresentando problemas técnicos e uma comunidade de jogadores abaixo do esperado. Atualmente, o jogo tem dificuldade em ultrapassar a barreira de 2 mil jogadores diários no Steam. Em contrapartida, Payday 2 se mantém forte, atraindo mais de 35 mil jogadores todos os dias e se beneficiando de um novo plano de assinaturas de DLCs.

A saga da Starbreeze mostra como o mercado de games pode ser desafiador, com decisões que impactam não só os projetos, mas também as vidas dos que fazem parte desse universo.

Comentários estão fechados.