Não é GTA! Red Dead Redemption 2 é a obra prima da Rockstar, afirma Dan Houser

Em entrevista recente ao site IGN, Dan Houser foi direto: “Red Dead 2, eu acho que foi a melhor coisa na qual trabalhei”.

O criador destacou que o jogo é, na sua visão, a melhor realização de narrativa em mundo aberto, equilibrando consistência temática e emoção. Para ele, a forma como a equipe construiu a jornada de Arthur Morgan e do bando Van der Linde representou o ápice de sua trajetória como roteirista e produtor dentro da Rockstar.

Uma carreira marcada por clássicos

Dan Houser ajudou a fundar a Rockstar em 1998 ao lado de seu irmão Sam. Desde então, escreveu e produziu alguns dos maiores jogos da história, incluindo:

  • Grand Theft Auto: London 1969 (primeiro spin-off da série)
  • GTA III, Vice City, San Andreas, GTA IV e GTA V
  • Red Dead Redemption 1 e 2
  • Bully
  • Max Payne 3
  • Midnight Club: Los Angeles
  • Red Dead Online

Mesmo com um portfólio tão extenso, Houser fez questão de lembrar que o processo criativo de cada um desses projetos trouxe aprendizados únicos.

Destaques além do Velho Oeste

Embora tenha apontado RDR2 como seu maior feito, Houser não deixou de elogiar outras fases da carreira:

  • GTA IV: considerado um marco por ter evoluído a forma de contar histórias no gênero sandbox.
  • GTA V: especialmente a parte central do jogo, quando os três protagonistas funcionam em perfeita harmonia.
  • Red Dead Redemption 1: o final épico da jornada de John Marston ainda é uma de suas passagens favoritas.

Ele também mencionou que projetos como GTA III, Bully e o próprio Red Dead Redemption tiveram um sabor especial por representarem a criação de novas IPs fortes.

O futuro com a Absurd Ventures

Após deixar a Rockstar em 2020, Dan Houser fundou a Absurd Ventures, uma empresa que aposta em múltiplos formatos de mídia. Em fevereiro deste ano, o estúdio revelou o Absurdaverse, um universo transmedia com dezenas de personagens que parecem saídos de uma mistura entre GTA, fantasia medieval e terror urbano.

Entre os projetos confirmados estão:

  • Um jogo original de ação e comédia com narrativa cinematográfica;
  • Séries animadas dentro do Absurdaverse;
  • American Caper, graphic novel que vai explorar histórias mais sombrias e realistas;
  • A Better Paradise, série de ficção em áudio com tom experimental.

Segundo Houser, a ideia é criar universos ricos em histórias que possam se expandir além dos games, incluindo quadrinhos, animações e até produtos culturais híbridos.

O legado de Houser na Rockstar

É impossível falar da Rockstar sem citar Dan Houser. Sua visão narrativa foi determinante para transformar jogos como GTA e Red Dead Redemption em fenômenos culturais globais.

Ao declarar que RDR2 é seu trabalho mais importante, Houser reforça a grandiosidade do projeto, que levou oito anos de desenvolvimento e se tornou um dos títulos mais bem avaliados da história dos videogames.

Dan Houser pode ter deixado a Rockstar, mas continua deixando sua marca na indústria. Para os fãs, sua admiração por Red Dead Redemption 2 apenas confirma o que muitos já sabiam: o jogo não é apenas um dos melhores da geração, mas também o ponto mais alto da carreira de um dos maiores criadores da história dos videogames.

Agora, resta acompanhar o que virá do Absurdaverse e ver se Houser conseguirá repetir — ou até superar — o sucesso que alcançou no passado.

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