Diretor de Pragmata explica razões para adiamentos do jogo

Pragmata, o novo jogo da Capcom, está marcado para lançamento em 2026, após várias mudanças de data desde que foi apresentado em 2020. Durante a Tokyo Game Show de 2025, o diretor do jogo, Cho Yonghee, conversou sobre os motivos que levaram a esses adiamentos, em uma entrevista bem interessante.

Inicialmente, a Capcom tinha planos de lançar Pragmata em 2022, mas, à medida que a data se aproximava, não surgiram novidades sobre o título. Por fim, a data foi adiada para 2023, mas a história se repetiu e o jogo ficou sem uma nova janela de lançamento por um tempo.

Recentemente, a expectativa voltou a crescer com novas imagens de gameplay e a chance de jornalistas testarem o jogo, o que afastou medos de um possível cancelamento. Agora, com a jogabilidade mais detalhada revelada, Yonghee comentou que o desenvolvimento do jogo enfrentou desafios que impactaram diretamente as datas de lançamento.

Tiros e hacks: uma combinação difícil de balancear

Um dos aspectos mais legais de Pragmata é a mecânica de combate, onde o protagonista, Hugo, atira nos inimigos enquanto a pequena android Diana invade sistemas em tempo real para expor vulnerabilidades. Trabalhar essa combinação foi desafiador para a equipe de desenvolvimento.

“Isso foi um dos grandes motivos para o atraso”, disse Yonghee. Ele enfatizou que houve muitas tentativas e ajustes para entender como fazer tudo funcionar. O produtor Naoto Oyama acrescentou que juntar as mecânicas de Diana e Hugo levou mais tempo, pois eles queriam garantir um balanceamento bem refinado, sem pressa.

Além disso, a equipe se preocupou com os visuais que acompanham essa fusão de mecânicas. Questões como o quanto da tela o mini-game de hacks ocuparia também foram levadas em consideração.

Desenvolvedores de Pragmata não se arrependem da revelação antecipada

Depois de tantos adiamentos, pode parecer que a Capcom lançou Pragmata ao público muito cedo. Mas, de acordo com Cho Yonghee, essa decisão foi estratégica e não traz arrependimentos.

“Mostrar o jogo tão cedo serviu como motivação para nós”, contou o diretor. Para ele, a apresentação precoce fez com que a equipe se empenhasse ainda mais, permitindo que o jogo evoluísse para o que é hoje.

Naoto Oyama também mencionou que as expectativas geradas a cada evento ajudaram a aumentar o hype ao longo dos anos. Por isso, eles veem com bons olhos o intervalo de seis anos entre a apresentação do jogo e seu lançamento.

Pragmata está se moldando para ser uma experiência única, e o que já foi mostrado promete capturar a atenção dos fãs de maneira impressionante.

Comentários estão fechados.