Arábia Saudita e empresas privadas discutem compra da EA por US$ 50 bi

A Arábia Saudita está investindo alto na indústria dos games, e agora parece que a negociação com a Electronic Arts (EA) está nos momentos finais. A aquisição pode chegar a impressionantes US$ 50 bilhões e, embora ainda não tenha sido confirmada oficialmente, o anúncio pode acontecer em breve.
Os recursos para essa compra devem vir do famoso Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF). Para isso, eles contam com a ajuda de empresas privadas, como a Silver Lake e a Affinity Partners, que é de propriedade de Jared Kushner, o genro de Donald Trump.
Esse movimento tiraria a EA da bolsa de valores e poderia se tornar uma das maiores aquisições da história dos jogos. Vale lembrar que a Arábia Saudita já tem investimentos significativos em outras empresas de games, como Take-Two, que é dona da Rockstar, e a Activision Blizzard. Além disso, o país é um dos maiores acionistas da Nintendo, com cerca de 8% de participação.
O que a aquisição pode significar para a EA?
É um pouco complicado prever o que esse tipo de acordo pode significar antes de ele se concretizar, especialmente porque não existem muitos casos semelhantes para referência.
Ao que tudo indica, quando uma empresa é retirada da bolsa, cortes e demissões são comuns na tentativa de recuperar rapidamente o investimento. Porém, como a EA é uma empresa bastante lucrativa, as mudanças podem não seguir essa linha tão rígida. É bem possível que a nova gestão implemente planos diferentes, que podem não estar alinhados com o que a EA vem fazendo até agora.
Enquanto isso, a notícia sobre as negociações animou os investidores, e as ações da EA tiveram uma alta de 15% após o vazamento das informações. Afinal, tudo sobre os movimentos do mercado e as mudanças no setor de games são informações quentes, e por aqui você fica sempre por dentro!
Comentários estão fechados.