Diretor da Larian critica uso excessivo de dados em jogos Triplo A

O diretor de publicação da Larian Studios, Michael Douse, é conhecido por falar o que pensa nas redes sociais. Recentemente, ele aproveitou sua plataforma no X para criticar a situação atual dos jogos Triple A. Ele acredita que muitos desses títulos, com orçamentos enormes, estão se distanciando da inovação por causa da dependência excessiva de dados de marketing e pesquisas de mercado.

Douse lamenta que essa abordagem fez com que “liderar com instinto” se tornasse uma habilidade rara entre os estúdios. Para ele, essa falta de intuição é uma das razões pelas quais o público se encanta com os jogos independentes, onde os criadores, sem muitos dados, precisam seguir seus instintos e sua paixão.

Ele declarou que os conjuntos de dados estão perdendo valor. Eles não conseguem prever sucessos inusitados, e, pior, não conseguem evitar fracassos. “Se você não pode confiar nos dados e perdeu seu instinto criativo, acaba preso a uma fórmula,” explicou Douse, refletindo sobre a importância de seguir a intuição na criação dos jogos.

Diretor da Larian critica “elementos tolos” da indústria

Douse continuou falando sobre como essa dependência excessiva acaba fazendo com que gêneros inteiros desapareçam do mercado. Para os apaixonados por determinadas experiências de jogo, ainda há espaço para criar, mesmo sem um grande orçamento. Isso é o que possibilita o surgimento de tantos jogos independentes de sucesso.

Ele aponta que muitos estúdios de grande porte acabam “jogando seguro”, o que pode ser arriscado. Ao evitar a inovação, eles — talvez sem querer — podem perder o que os tornava especiais e cativantes para os jogadores.

Por outro lado, Douse reconhece que, para muitos, a porta de entrada na indústria de jogos é se juntar a grandes estúdios, que muitas vezes são reféns dessa situação. Ele também vê a realidade de que nem todos os jogos indies são bons ou alcançam o sucesso que merecem.

Entre esses dois mundos, a Larian Studios ocupa uma posição interessante. Com a liberdade de ser independente, a empresa teve orçamento e uma equipe capaz de criar um título de grande sucesso como Baldur’s Gate 3. O CEO da Larian também atua como principal diretor dos jogos, permitindo que eles explorem ideias que, talvez, não seriam aprovadas em um cenário mais rígido de gestão, onde dados e pesquisas teriam mais peso.

Essas reflexões de Douse mostram um panorama do que está acontecendo na indústria e como essa interação entre criatividade e dados pode impactar o futuro dos games.

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