BioShock 4 passa por demissões na Cloud Chamber e novo líder de estúdio é anunciado

A 2K Games confirmou oficialmente as demissões na Cloud Chamber, estúdio responsável pelo desenvolvimento de BioShock 4. A medida foi comunicada em um memorando interno assinado pelo presidente da 2K, David Ismailer, que explicou que o time será reduzido para que o projeto seja “reformulado em aspectos centrais da experiência BioShock”.
Segundo Ismailer, a decisão foi tomada para garantir que o novo título esteja à altura da história e da reputação da franquia: “BioShock está profundamente enraizado na identidade da 2K. Respeitar esse legado e atender às expectativas dos fãs é fundamental para o sucesso do próximo jogo.”
Problemas no desenvolvimento e reestruturação

Rumores sobre dificuldades no desenvolvimento de BioShock 4 já circulavam desde o início de agosto, quando uma reportagem apontou que o jogo havia falhado em uma revisão interna, com críticas principalmente à narrativa.
Pouco tempo depois, a antiga chefe do estúdio, Kelley Gilmore, deixou o cargo, e rumores de cortes começaram a se intensificar — agora, infelizmente, confirmados.
Rod Fergusson assume a liderança

No meio da reestruturação, a 2K também anunciou a chegada de Rod Fergusson, ex-líder da franquia Diablo na Blizzard, como novo chefe do estúdio e responsável direto por BioShock 4.
Fergusson tem um histórico importante com a série: ele ajudou a concluir o desenvolvimento de BioShock Infinite, lançado em 2013, após um ciclo de produção conturbado.
Em sua rede social, Fergusson declarou: “Estou retornando à 2K para liderar uma série que significa muito para mim. Vamos construir um BioShock que orgulhará a equipe e encantará os jogadores.”
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O futuro de BioShock 4
O novo capítulo da franquia foi anunciado em 2019, mas pouco se viu de concreto desde então. Informações não oficiais sugerem que o jogo será ambientado em uma cidade fictícia na Antártica durante os anos 1960, em paralelo aos eventos de BioShock 1 e 2.
Ainda não há previsão de lançamento, mas a 2K deixou claro que o jogo terá mais tempo de desenvolvimento para garantir qualidade. Enquanto isso, o estúdio de Ken Levine, criador da franquia, trabalha em Judas, título que promete carregar o espírito de BioShock, mas que também segue sem data de estreia.
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