Produtor de Dragon Quest sai da Square Enix por cópias excessivas

Ryutaro Ichimura, o produtor que guiou a série Dragon Quest desde 2000, decidiu romper laços com a Square Enix em 2023. Ele agora faz parte de um novo estúdio da NetEase. Embora essa mudança já tenha feito barulho, foi esta semana que Ichimura declarou abertamente a razão por trás de sua saída: a falta de originalidade dentro da empresa.
Em uma conversa no podcast ReHacQ, ele foi bem direto. "Para ser sincero, eles estavam copiando os outros", comentou. O produtor acredita que um dos fatores para essa mudança de rumo foi o aumento significativo dos custos de produção. Isso acabou levando a desenvolvedora a adotar uma postura mais conservadora, afastando-se das inovações que caracterizaram a série.
Historicamente, Dragon Quest sempre trouxe novidades. No segundo jogo, você tinha um grupo de três personagens; no terceiro, podia mudar as classes dos personagens; e no quarto, os membros podiam agir com inteligência artificial. Cada novo título explorava o que havia de melhor na tecnologia da época e apresentava mecânicas inovadoras. Essa tradição, no entanto, parece estar se perdendo, e Ichimura fez questão de ressaltar que, nas últimas versões, a Square Enix deixou de inovar de verdade.
O que levou Ichimura a deixar a Square Enix
Durante a entrevista, um dos pontos que mais frustraram Ichimura foi a quantidade de tempo que se passou sem um novo título principal da série. Enquanto isso, títulos como Dragon Quest Builders, que se inspiram em jogos como Minecraft, e Dragon Quest Walk, com ideias parecidas com Pokémon Go, foram lançados. Essas opções geraram uma certa preocupação sobre a falta de criatividade.
A gota d’água? Ichimura ficou desapontado ao perceber que sua proposta de criar um projeto original foi rejeitada. Ele queria elaborar uma experiência de jogo que permitisse aos jogadores entenderem a construção de mundos e narrativas, capaz de inspirá-los a criar seus próprios jogos no estilo RPG.
Agora, como cofundador do estúdio Pincool, ele é um dos criadores de Pritto Prisioner, um jogo focado em escapar de uma prisão de segurança máxima, utilizando mecânicas de multiplayer assimétrico.
A Square Enix, por sua vez, está passando por um período de reestruturação. A empresa afirma estar mais interessada em desenvolver poucos jogos, mas de qualidade, ao invés de lançar diversos títulos. Eles mencionaram que estão comprometidos com o 12º Dragon Quest, mas não trouxeram novidades concretas sobre ele nos últimos tempos.
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