Ex-executivo da PlayStation critica Xbox Game Pass e desenvolvedores

Uma análise bem abrangente sobre o atual cenário da indústria de jogos foi publicada por uma plataforma especializada, trazendo insights de nomes influentes, entre eles Mat Piscatella, da Circana. Porém, o que realmente chamou a atenção foi a opinião de Shawn Layden, ex-executivo da PlayStation, sobre o Xbox Game Pass.

Durante uma discussão que envolveu o preço dos jogos, Layden fez considerações sobre a possibilidade das plataformas de assinatura, que oferecem lançamentos no primeiro dia, serem um “perigo”. Ele comparou a situação atual a um fenômeno que vemos na música, onde, atualmente, a maioria das faixas quase não têm valor. Os músicos podem compensar isso com shows e tournée, o que não acontece da mesma forma com os jogos.

Embora Layden reconheça que serviços de assinatura podem ser vantajosos para desenvolvedores menores que buscam visibilidade – talvez como o jogo Clair Obscur: Expedition 33 – ele acredita que isso pode tornar os criadores “escravos do salário”, sem muito incentivo para oferecer um produto que realmente se destaque no mercado.

Ele comentou sobre a abraçada que a indústria está tentando dar nesse tipo de serviço:

“Estamos tendo muitas discussões sobre o Game Pass. É lucrativo? Não é? Essa não é a questão mais importante. Você pode fazer uma série de manobras financeiras para mostrar que um serviço é rentável. Mas, para mim, a questão real é: isso é saudável para os desenvolvedores? Eles não estão criando valor, esperando que algo se torne um sucesso, mas sim entregando um jogo e recebendo um pagamento fixo. Não acho que isso seja inspirador para os desenvolvedores de jogos”, disse Layden.

Essas declarações com certeza vão gerar bastante debate, e muitas vozes irão se manifestar contra sua perspectiva.

É compreensível o ponto que Layden tenta levantar: se o potencial de vendas de um jogo está atrelado ao número de assinantes que já pagaram por ele, os desenvolvedores terão realmente a motivação necessária para se esforçarem criativa e qualitativamente? Acreditamos que muitos poderão discordar dessa visão.

Por outro lado, é possível que muitos criadores queiram oferecer produtos envolventes. Em algumas situações, a garantia de receita pode ser uma forma de permitir que eles façam isso. Ao mesmo tempo, é evidente que o modelo de assinatura da Microsoft enfrenta desafios em manter a estrutura que suporta a dimensão de sua rede de desenvolvimento. Isso, possivelmente, explica o recente movimento de disponibilizar uma vasta biblioteca de jogos para o PS5.

As discussões sobre esse tema com certeza continuarão fervilhando. O que é claro é que Layden tem uma opinião bem firmada e parece não estar disposto a mudar de ideia sobre o conceito do Xbox Game Pass.

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