Electronic Arts nega repetidamente remasterização de Dragon Age: Origins

Lançado em 2009, Dragon Age: Origins é um dos marcos da BioWare e até hoje os fãs o consideram um dos melhores RPGs já feitos. Porém, jogar essa joia em plataformas mais novas pode ser complicado, e isso se deve em parte à Electronic Arts, que rejeitou diversos pedidos para fazer uma remasterização ou um remake do jogo.

Mark Darrah, ex-produtor da BioWare, um dos responsáveis pelo sucesso da franquia, revelou em uma entrevista que a empresa já tentou trazer Dragon Age de volta com uma trilogia remasterizada, chamada "Champions Trilogy". Ele comentou que essa ideia incluía relançar os jogos focando nas grandes figuras dos protagonistas. Imagine ter os heróis de Ferelden, Kirkwall e o Inquisidor juntos em uma versão repaginada.

Infelizmente, a Electronic Arts tem uma tendência de resistir a esse tipo de projeto, não apenas com Dragon Age, mas de maneira geral. Essa relutância revela uma postura da companhia contra revisitar seus clássicos, mesmo quando um bom exemplo, como a trilogia original de Mass Effect, recebeu um tratamento moderno.

Por falar em atualizações, Dragon Age enfrenta um desafio a mais nesse quesito. Enquanto a série Mass Effect foi criada na Unreal Engine, as aventuras de Dragon Age foram desenvolvidas nas engines Eclipse, Lycium e Frostbite, o que dificulta a adaptação dos jogos aos padrões atuais, como com a trilogia remasterizada sugerida por Darrah.

Ele também mencionou que, durante os primeiros passos do projeto que se tornaria Veilguard, a BioWare tinha planos de criar ferramentas para facilitar a modernização dos jogos antigos da franquia. Isso poderia abrir caminho para que outros estúdios trabalhassem em Origins e suas sequências.

No entanto, o projeto conhecido internamente como Joplin foi cancelado, e o jogo que foi lançado acabou sendo bem diferente do que os criadores tinham em mente. Atualmente, a franquia Dragon Age parece estar em um “limbo”, com rumores de que a BioWare possa focar exclusivamente em Mass Effect nos próximos anos.

Os fãs ainda sonham com o dia em que poderão revisitar esse mundo e suas histórias, de uma forma que os traga de volta à magia de Dragon Age: Origins.

Comentários estão fechados.