EA se recusa a financiar os remasteres de Dragon Age que você deseja

Recentemente, surgiram informações que explicam a falta de remakes ou remasterizações de jogos icônicos como Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e Dragon Age: Inquisition. Tudo isso está ligado a algumas questões internas da EA e ao trabalho que a BioWare está realizando atualmente.

Em uma conversa no podcast MrMattyPlays, um ex-diretor de Dragon Age, Mark Darrah, comentou que a BioWare, assim como outros estúdios da EA, cuida de suas finanças de maneira independente. Ele revelou que a equipe simplesmente não tem recursos suficientes para iniciar um projeto de remasterização, devido ao foco em outros jogos em desenvolvimento.

Darrah ressaltou que a postura da EA foi algo como: “Vá em frente, faça, mas com o dinheiro que vocês já têm”. Isso significa que, por mais que a ideia de remasterizar esses títulos antigos seja atrativa, a BioWare não consegue fazer isso sem o suporte financeiro necessário.

Falando sobre remasterizações em geral, Darrah mencionou que a EA parece "meio contra" essa ideia. É curioso, né? Afinal, é estranho um empresa de capital aberto rejeitar a possibilidade de um lucro fácil. Apesar disso, em 2021 a EA lançou a Mass Effect Legendary Edition para o PS4 e, em 2023, o remake de Dead Space para o PS5.

Outra dificuldade na remasterização dos jogos de Dragon Age está na tecnologia utilizada em cada um deles. John Epler, diretor criativo de Dragon Age: The Veilguard, explicou que cada jogo foi desenvolvido em motores diferentes e isso complica bastante a tarefa de juntá-los em uma coleção única. Por exemplo, Dragon Age: Origins e sua expansão, Awakening, foram feitos com o Eclipse Engine, enquanto Dragon Age 2 usou uma versão atualizada dele, chamada Lycium Engine. Já Dragon Age: Inquisition foi desenvolvido com o Frostbite. Essa variedade torna a integração mais desafiadora do que foi para a trilogia original de Mass Effect, que usou sempre o Unreal Engine.

Epler ainda compartilhou que é um dos poucos membros da BioWare que realmente trabalhou com o motor Eclipse, tornando o processo ainda mais complicado. Ele deixou uma mensagem positiva: "Não diga nunca, isso é o que importa."

Muitos fãs ainda esperam ver a BioWare revisitando esses títulos clássicos. O que você acha? Tem alguma expectativa para esses remasters ou continuações?

Comentários estão fechados.