The First Berzerker Khazan tem dificuldade reduzida depois de reclamações

Você é do tipo que prefere fechar um jogo difícil com honra do que admitir que precisa diminuir a dificuldade? Segundo os desenvolvedores de The First Berserker: Khazan, você não está sozinho.

Em um post recente na Steam, o diretor criativo Junho Lee revelou que muitos jogadores largaram o jogo sem sequer testar o modo “Easy”. O dado veio da análise de comportamento dos usuários desde o lançamento do game, em março de 2025.

Segundo Lee, “muitos preferiram sair com dignidade do que jogar no fácil”. E por mais que pareça apenas teimosia, isso revela muito sobre psicologia gamer — algo que também vimos em títulos como Bloodborne e Sekiro, que são conhecidos por não oferecerem qualquer opção de ajuste de dificuldade.

Nome importa mais do que parece

Imagem: Neople

Outro dado interessante revelado por Lee foi que parte dos jogadores teria aceitado mudar a dificuldade se ela fosse chamada de “Normal” em vez de “Easy”. Ou seja: o problema nem era o desafio, mas o orgulho ferido ao selecionar um modo rotulado como “fácil”.

Com base nisso, a equipe decidiu reformular os níveis de dificuldade na atualização de junho. Agora, o jogo conta com:

  • Beginner – ideal para quem quer conhecer a história e os sistemas com mais calma. Além de reduzir o dano recebido, o modo inclui elementos de acessibilidade.
  • Easy – continua sendo um modo mais brando, mas ainda desafiador.
  • Normal – agora reforçado como a experiência padrão e balanceada.
  • Hardcore – modo que traz os chefes em suas versões mais cruéis, como nos primeiros protótipos do jogo.

Leia mais:

A lição por trás da frustração

Enquanto estúdios como a FromSoftware defendem a pureza de sua dificuldade como parte do “core design”, empresas como a Neople mostram que ouvir a comunidade pode ser um divisor de águas. A criação de um modo iniciante só aconteceu porque os dados mostraram o que o orgulho dos jogadores não deixou eles dizerem em voz alta.

E vamos ser sinceros: jogar em “Beginner” não tira seu mérito. Pelo contrário, mostra que você quer aproveitar a jornada no seu ritmo — e isso também é gamer de verdade.

Se você já pensou em tentar The First Berserker: Khazan mas achava que era “difícil demais”, talvez seja hora de dar uma nova chance. Agora com modos que se adaptam a cada tipo de jogador, a experiência promete ser mais acessível — sem perder a alma desafiante que atrai tantos fãs do gênero.

Comentários estão fechados.