Vazamento revela uso de APUs AMD Zen 6 no Playstation 6

Informações sobre o PlayStation 6 (PS6) estão começando a circular, mesmo que a Sony ainda não tenha feito um anúncio oficial sobre o aparelho. De acordo com fontes do canal Moore’s Law is Dead, a nova geração da empresa deve usar as APUs AMD Zen 6, que possuem os codinomes Orion e Canis.

Parece que a APU mais importante para a nova plataforma é a Orion, que será a base do console de mesa. Já a Canis, que deve manter características semelhantes de CPU e GPU, será um modelo mais modesto, projetado para um novo portátil que está a caminho.

Esse movimento da Sony em trabalhar com duas APUs bem parecidas tem um objetivo claro: facilitar o desenvolvimento de dispositivos que possam rodar jogos da mesma geração. Apesar disso, o portátil deve ter algumas limitações em comparação ao console de mesa.

PS6 portátil: uma alternativa acessível

A versão portátil do PS6 foi planejada para rodar jogos tanto do console quanto títulos das gerações anteriores, do PS4 e do PS5. Ela deverá ter modos para resoluções de 720p e 1080p, além da possibilidade de usar uma base destacável para jogar na TV — um pouco no estilo do que o Switch já faz.

Com um preço mais acessível que a versão completa, esse portátil promete ser uma ótima opção para quem ainda está com um PS4 e quer aproveitar os novos lançamentos. O mesmo canal também mencionou que o Modo de Economia de Energia do PS5 é um passo inicial dado pela Sony para facilitar essa nova plataforma.

Até o momento, no entanto, ainda não se sabe muito sobre as especificações técnicas das APUs Orion e Canis. Informações anteriores mencionaram que o novo console pode ter um poder gráfico semelhante ao da RTX 4090, o que levanta expectativas.

Além disso, rumores indicam que o PS6 busca fornecer jogabilidade em 4K a até 120 quadros por segundo. Mas, como sabemos, as promessas dos fabricantes nem sempre se refletem totalmente na performance dos jogos que chegam às plataformas.

Acompanhar os próximos passos pode ser uma boa forma de ficar por dentro das novidades e ver como tudo isso se concretiza.

Comentários estão fechados.