Criador de The Elder Scrolls se afasta da indústria por câncer terminal

Recentemente, a comunidade dos games ficou bastante abalada com a notícia da saída de Julian LeFay, um dos criadores da famosa série The Elder Scrolls, da indústria de jogos. Embora hoje seja comum ver Todd Howard à frente da franquia, a realidade é que a história de The Elder Scrolls começou muito antes de sua chegada à Bethesda.

Julian LeFay, um programador apaixonado por RPGs de mesa, foi fundamental para a criação da série. Ele deixou a Bethesda em 1998, mas continuou sua jornada no mundo dos jogos até esta semana, quando tomou a difícil decisão de entrar em cuidados paliativos devido ao avanço de um câncer. A informação veio através de Ted Peterson, um amigo e CEO da OnceLost Games, com quem LeFay trabalhou na época em que ambos estavam na Bethesda.

Peterson compartilhou a situação de LeFay em um vídeo no YouTube, onde revelou que o programador tem lutado bravamente contra a doença nos últimos anos. "Ele decidiu se afastar do projeto para passar seus dias restantes com a família e amigos", afirmou. Vale lembrar que LeFay foi uma peça chave no desenvolvimento de jogos icônicos como The Elder Scrolls: Arena e Daggerfall, além de ter retornado brevemente à Bethesda para trabalhar em Morrowind.

No vídeo, Peterson pediu para que os fãs deixassem mensagens de apoio e recordações sobre LeFay, mostrando como sua contribuição influenciou não apenas a série, mas toda a indústria de RPGs. Atualmente, ele estava envolvido no desenvolvimento de The Wayward Realms, um novo RPG em primeira pessoa com elementos parecidos com os da série clássica da Bethesda. O estúdio planeja seguir em frente com o projeto, respeitando a visão e as contribuições de LeFay.

“A última reunião de equipe foi muito clara com relação a isso. ‘É pessoal’, ele disse. Isso demonstra seu comprometimento — se não for assim, você não consegue alcançar um objetivo que realmente importa”, contou Peterson em uma homenagem a seu amigo.

Comentários estão fechados.