ShadPS4 0.10.0 aprimora emulação de Bloodborne no PC

A versão 0.10.0 do ShadPS4, um emulador de PlayStation 4 para PC, já chegou! Entre as novidades mais bacanas dessa atualização, temos o suporte experimental aos readbacks. Essa funcionalidade promete simular de forma mais precisa a memória compartilhada entre CPU e GPU do PS4, trazendo melhorias significativas na emulação de jogos como Bloodborne e The Last Guardian.
No PS4, a memória GDDR5 é utilizada tanto pela CPU quanto pela GPU de maneira integrada. Reproduzir esse comportamento em um computador não é tarefa simples, pois é preciso replicar a maneira como os dados circulam entre esses dois processadores. Com os readbacks, o ShadPS4 consegue ler os dados modificados pela GPU de volta na CPU, o que traz mais fidelidade à emulação.
Essa mudança ajuda a resolver problemas gráficos que, por vezes, surgiam em jogos, como as “explosões de vértices” em Bloodborne, onde os modelos 3D apresentavam deformações estranhas. Para The Last Guardian, a funcionalidade de escalada do Trico, um elemento central do jogo, agora funciona de forma mais fluida.
Entretanto, é bom ter em mente que os readbacks não estão ativados por padrão. Ele está em fase experimental. Isso significa que pode haver instabilidades e perda de desempenho. Se você quiser experimentar essa novidade, será preciso fazer algumas alterações no arquivo de configuração. Basta adicionar a linha readbacks = true
no arquivo config.toml.
Outras Melhorias Técnicas no ShadPS4
Além do suporte aos readbacks, o patch 0.10.0 trouxe várias melhorias em áreas como GPU, sistema de arquivos, interface gráfica e controles. Vamos aos detalhes:
- DMA (Direct Memory Access): Isso permite transferências mais rápidas e diretas entre a CPU e a GPU, simulando melhor a arquitetura do console original.
- Melhorias na GPU: Várias funções da GPU foram reescritas, com novas instruções para shaders e melhor suporte ao Vulkan.
- Correções em manipulação de texturas e buffers.
- Atualização da interface gráfica com o framework Qt para a versão 6.9.1 e inclusão de um sistema de favoritos na lista de jogos.
- Suporte para controles com sensores de movimento, emulados via mouse, e aprimoramentos para gamepads Xbox.
Estado da Compatibilidade
Com essa atualização, o ShadPS4 já consegue rodar uma série de jogos do PS4, mas a funcionalidade varia. Os desenvolvedores afirmam que pelo menos 33 títulos são jogáveis e 81 conseguem rodar, mesmo que com algumas limitações.
Alguns jogos que já apresentam avanços notáveis incluem:
- Bloodborne: agora jogável com mods e readbacks ativados.
- The Last Guardian: melhorias na escalada e movimentação.
- Driveclub: desempenho visivelmente aprimorado.
- Dark Souls Remastered: jogabilidade estável.
- Infamous Second Son: progresso na compatibilidade.
- P.T.: melhores visuais e estabilidade.
- Red Dead Redemption (PS3 via PS Now): funcionalidade parcial em versões específicas.
Se você está pensando em testar essa nova versão, especialmente com os readbacks ativados, é aconselhável ter um PC potente. Aqui estão as recomendações da equipe de desenvolvimento:
- CPU: um processador moderno com múltiplos núcleos.
- GPU: uma placa com pelo menos 8 GB de VRAM (12 GB são recomendados para jogos pesados).
- RAM: pelo menos 16 GB, mas idealmente 32 GB.
- API gráfica: precisa ser compatível com o Vulkan 1.3.
O projeto, liderado por George Moralis, que também criou o emulador PCSX2, têm avançado desde seu lançamento em 2022. A versão 0.10.0 está disponível para download no site oficial do emulador e traz muitas atualizações interessantes.
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