GTA 7 será mais barato que o GTA 6 por conta da IA, diz ex-dev da Rockstar

Grand Theft Auto 6 promete quebrar todos os recordes — tanto em escala quanto em investimento financeiro. Com lançamento previsto para maio de 2026, o jogo é apontado como o mais caro já produzido na história da indústria. E de acordo com um ex-desenvolvedor da Rockstar, esse título pode permanecer com ele por muito tempo.
Durante entrevista ao podcast KIWI TALKZ, Obbe Vermeij, ex-líder técnico da Rockstar e responsável por clássicos como Vice City e San Andreas, compartilhou uma visão interessante: nem mesmo GTA 7 deve ultrapassar os custos de GTA 6. O motivo? A crescente adoção da inteligência artificial nos processos de desenvolvimento.
A revolução da IA nos bastidores do desenvolvimento

Segundo Vermeij, a tendência é que grande parte do trabalho atualmente feito por equipes gigantes — como a construção de mapas, cutscenes e animações — seja automatizada por inteligência artificial nos próximos cinco anos. Isso reduziria drasticamente o número de horas e profissionais necessários, barateando futuros projetos.
“Acredito que não haverá um jogo mais caro que GTA 6, porque muito do que é feito hoje de forma manual será automatizado por IA — quer a gente queira ou não,” afirmou o ex-dev.
Ele também sugere que bancos de artistas responsáveis por criar cidades inteiras podem ser substituídos, ao menos parcialmente, por ferramentas geradas por algoritmos avançados.
GTA 7 pode demorar até 15 anos para chegar
Apesar das especulações sobre o futuro da franquia, Vermeij acredita que o GTA 7 pode demorar mais de uma década para ser lançado. Segundo ele, com o escopo cada vez maior dos jogos e os desafios técnicos e de narrativa, leva-se tempo até que algo à altura de GTA 6 possa ser entregue.
Isso significa que, além de ser o jogo mais caro da história, GTA 6 pode ser também o último grande “colosso manual” antes da era dominada por IA no desenvolvimento.
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O fim de uma era?
A fala de Vermeij não apenas coloca GTA 6 como um marco financeiro, mas também como um ponto de transição na forma como grandes jogos são criados. Se suas previsões se confirmarem, o game pode representar o último grande projeto feito majoritariamente por mãos humanas, antes de uma nova fase na indústria, mais automatizada e (talvez) mais eficiente.
Ainda assim, uma dúvida permanece: será que a IA será capaz de substituir a alma criativa por trás de jogos como GTA? Só o tempo — e as próximas gerações — dirão.
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