PlayStation 5 Pro terá AMD FSR 4 integrado em 2026

A Sony anunciou que o PlayStation 5 Pro vai receber, em 2026, a versão completa do AMD FSR 4, uma tecnologia que promete revolucionar a forma como jogamos. Essa atualização vai substituir o atual sistema PSSR em diversas situações. E o melhor: tudo isso será disponibilizado de forma gratuita!
Mark Cerny, o arquiteto-chefe da plataforma PlayStation, compartilhou essa novidade em suas conversas recentes. Segundo ele, o FSR 4 no PS5 Pro será idêntico à versão já utilizada em placas de vídeo para PC, com todos os recursos e funcionalidades, sem adaptações especiais. Isso significa que os gamers poderão ter uma experiência tão boa quanto a dos jogadores de PC.
O que está por trás do desenvolvimento
O FSR 4 faz parte do que a Sony chamou de Project Amethyst. Essa é uma colaboração com a AMD, iniciada em 2023, que visa aprimorar a tecnologia de upscaling no PS5 Pro. Cerny ainda explicou que a equipe criada para este projeto é focada em garantir um desempenho ótimo com esse novo algoritmo, utilizando as melhores práticas de validação da AMD.
Além de ser uma atualização para o console, tudo isso vai influenciar as futuras arquiteturas gráficas da AMD. O que for aprimorado para o PS5 Pro também será aplicado nos novos gráficos RDNA 5 e UDNA, beneficiando não só os jogadores de consoles, mas também os desenvolvedores de jogos para PC.
A adoção da nova tecnologia
Uma das boas notícias para os desenvolvedores é que implementar o FSR 4 será simples. A Sony o descreveu como um “drop-in replacement” do PSSR, o que significa que os estúdios não precisarão mexer muito nos seus motores gráficos para integrá-lo. E já em 2026, os lançamentos devem vir com o novo algoritmo de upscaling como padrão, garantindo uma transição tranquila.
Essa facilidade é especialmente boa para estúdios menores, já que ajuda a reduzir os custos com novas ferramentas e processos.
Comparações e impacto na indústria
As primeiras análises da Digital Foundry indicam que o FSR 4 traz melhorias notáveis em comparação ao FSR 3.1, com ganhos na estabilidade, na reconstrução de imagens e na compatibilidade com várias resoluções. Em um comparativo com o DLSS 3.7 da NVIDIA, o FSR 4 se destacou em vários aspectos, embora o DLSS 4, que possui um modelo transformer mais avançado, ainda ganhe em detalhes em alta velocidade.
Outro ponto interessante é que tanto a AMD quanto a Sony decidiram não transformar o algoritmo do FSR 4 em algo exclusivo. Isso abre portas para que mais desenvolvedores e parceiros possam usá-lo, tornando-o um padrão potencial para jogos que precisam rodar em diferentes plataformas.
A atualização do FSR 4 está prevista para ser liberada em 2026, e será um grande passo para todos os que possuem um PS5 Pro. O que se espera é que os principais jogos já saiam com suporte a esse novo sistema.
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