Estúdios de Call of Duty sofreram com os cortes do Xbox

Em mais uma notícia preocupante para a indústria de games, a Microsoft iniciou uma nova rodada de demissões — e agora, até estúdios-chave do universo Call of Duty foram atingidos. Segundo fontes do portal Insider Gaming, Raven Software e Sledgehammer Games estão entre os afetados. Ambas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento dos próximos jogos da franquia.

Embora os detalhes ainda sejam escassos, já é possível afirmar que o impacto pode atingir diretamente a produção de títulos como o próximo Black Ops 7, que está sendo desenvolvido em parceria entre a Raven e a Treyarch. Já a Sledgehammer, que recentemente lançou Modern Warfare III, estava trabalhando em novos projetos da série.

Imagem: Activision Blizzard

O que se sabe até agora

Até o momento, a Microsoft não se pronunciou oficialmente sobre os cortes nas equipes ou sobre possíveis mudanças na estrutura dos estúdios. Também não há informações sobre quais áreas específicas foram afetadas — se são setores criativos, técnicos ou de liderança.

Essa falta de transparência tem causado preocupação entre fãs e analistas. Afinal, Call of Duty é um dos pilares da divisão de games da empresa, especialmente agora que a franquia está sob o guarda-chuva do Xbox Game Studios após a aquisição da Activision Blizzard.

Um sinal de alerta para o futuro da franquia?

Imagem: Activision Blizzard

Apesar das garantias de que Call of Duty continuará recebendo suporte total, é inevitável pensar no impacto que demissões em massa podem causar em uma franquia que exige lançamentos anuais, conteúdo sazonal e modos multiplayer ativos.

A Raven Software, por exemplo, tem sido fundamental nos modos Warzone e campanhas cooperativas, enquanto a Sledgehammer foi responsável por jogos como Advanced Warfare, WWII e Modern Warfare III. Qualquer instabilidade nas equipes pode afetar a qualidade, o cronograma e até a ambição dos próximos lançamentos.

Leia mais:

Xbox em fase de reestruturação agressiva

Essa nova rodada de cortes acontece logo após outras decisões polêmicas da Microsoft, como o cancelamento do reboot de Perfect Dark e o fechamento de estúdios como Arkane Austin e Tango Gameworks.

Com tudo isso acontecendo em um intervalo tão curto, fica claro que o Xbox passa por um momento de reestruturação profunda, mesmo com uma linha de lançamentos aparentemente sólida no horizonte.

Comentários estão fechados.