Microsoft suspende Perfect Dark, Everwild e outros jogos em demissões

A Microsoft recentemente anunciou que está passando por uma nova onda de demissões e, com isso, tomou a difícil decisão de cancelar projetos importantes, como Perfect Dark e Everwild. Esse movimento marca mais um momento preocupante para a indústria de games, que tem enfrentado mudanças drásticas nos últimos anos.
Cerca de 4% dos funcionários globais da empresa foram afetados, com mudanças impactando diretamente várias divisões do Xbox. Um dos estúdios que sofrerá com isso é a The Initiative, que irá fechar suas portas de vez. Fundada em 2018, a iniciativa tinha grandes planos, mas nunca conseguiu lançar um jogo.
Perfect Dark, um projeto em parceria com a Crystal Dynamics, era esperado como o retorno de uma das franquias mais queridas da Rare. Infelizmente, essa iniciativa não vai sair do papel. Outro cancelamento foi o de Everwild, que era um dos títulos mais enigmáticos da nova geração, mas já vinha enfrentando problemas internos há algum tempo. Para completar, mais alguns jogos que ainda não tinham sido anunciados, incluindo um MMORPG da ZeniMax que sucederia The Elder Scrolls Online, também foram abandonados.
Em um comunicado, Matt Booty, que é o chefe do Xbox Game Studios, comentou que essas decisões estão sendo tomadas para realocar prioridades e concentrar recursos em tempos em que o mercado está se tornando cada vez mais desafiador.
Apesar das demissões e cancelamentos, a Microsoft destaca que ainda possui mais de 40 projetos em desenvolvimento, incluindo títulos apresentados no último Xbox Showcase, como State of Decay 3 e Clockwork Revolution.
O que é curioso nesse cenário é o número de demissões, mesmo com a Microsoft registrando lucros recordes. Em 2025, mais de 15 mil pessoas já foram desligadas. E essa não é uma tendência exclusiva da Microsoft; empresas como Sony, EA, Ubisoft e Embracer também estão passando por reestruturações que afetam estúdios e jogos promissores em várias plataformas.
É um momento de transição para a indústria. Com orçamentos cada vez mais altos, ciclos de produção prolongados e mudanças nos hábitos dos jogadores, o mercado está se adaptando, mas nem sempre de forma favorável, resultando em muitos projetos que nunca chegam a ser lançados.
Comentários estão fechados.