Demissões em massa na Xbox, Everwild e Perfect Dark cancelados

Infelizmente, o dia trouxe notícias pesadas para o mundo dos games. A desenvolvedora The Initiative, responsável por Perfect Dark, anunciou oficialmente o fim do projeto e o fechamento do estúdio. A comunicação veio por meio de um e-mail interno, agora público, assinado por Matt Booty. Ele comentou sobre o impacto dessa decisão, que inclui não apenas Perfect Dark, mas também outro jogo, Everwild, além de vários projetos não anunciados.

Booty esclareceu que paradas como essa não são fáceis. Ele ressaltou o esforço e a dedicação de todos os envolvidos. Segundo ele, as mudanças são parte de um movimento maior para reposicionar as prioridades e direcionar os recursos para aumentar as chances de sucesso em um setor em transformação.

Na mesma linha, veio uma outra atualização preocupante. O jornalista Jason Schreier revelou que o estúdio Turn 10, famoso pelo desenvolvimento de Forza Motorsport, perdeu quase 50% de sua equipe devido a demissões em massa na Microsoft. E não parou por aí: os estúdios que trabalham em Call of Duty, como Raven Software e Sledgehammer, também foram afetados.

Em outra informação de Schreier, mais uma produção foi interrompida. Um MMORPG da Zenimax Online Studios, que estava em desenvolvimento desde 2018, teve seu cancelamento confirmado. Este projeto, conhecido como Blackbird, foi mais uma vítima dessas reestruturações.

Além disso, surgiram rumores de que o estúdio Rare também teria sofrido demissões, resultando no cancelamento de Everwild. Embora esse jogo não tenha sido anunciado para PS5, havia uma boa chance de um possível port caso ele fosse lançado.

Esse clima de demissões não se restringe apenas a um estúdio ou projeto. A onda de cortes se espalhou pela Microsoft, onde até 9.100 funcionários podem ser afetados. Um e-mail do chefe da Xbox, Phil Spencer, destacou que as decisões visam focar em áreas estratégicas que podem trazer sucesso a longo prazo.

Spencer reconheceu que o cenário atual para o Xbox é promissor, com mais jogadores e jogos do que nunca. No entanto, ele disse que são necessárias escolhas difíceis para garantir um futuro sólido. Agradecendo aos que estão saindo, ele lembrou que, sem o esforço de cada um, a empresa não estaria onde está hoje.

Por enquanto, a situação continua se desenrolando e mais informações devem surgir. A possibilidade de novos fechamentos de estúdios e demissões é real, deixando todos em expectativa sobre o futuro dos jogos.

Comentários estão fechados.