FSR 4 terá suporte no PS5 Pro com melhorias gráficas em 2026

O arquiteto-chefe da família PlayStation, Mark Cerny, compartilhou novidades interessantes sobre a evolução do PS5 Pro. Uma das principais inovações será a introdução da tecnologia FSR 4, que já está em uso no PC e agora chega aos consoles da Sony. Essa mudança resulta de uma colaboração entre a AMD e a Sony, chamada Project Amethyst.

Cerny revelou que o FSR 4 deve ser implementado no PS5 Pro em 2026, prometendo uma experiência de jogo muito mais fluida e visualmente rica.

O que é FSR e como ele melhora os jogos

FSR, ou FidelityFX Super Resolution, é uma técnica de reconstrução de imagem criada pela AMD. Em vez de renderizar os jogos em 4K nativo, o FSR trabalha com resoluções mais baixas, mas reconstrói a imagem em tempo real. Isso é feito usando algoritmos avançados que garantem nitidez e melhor desempenho.

Na prática, isso significa que os jogos poderão rodar de forma mais suave, sem exigir tanto do seu console e mantendo uma qualidade visual excelente. A versão mais recente, o FSR 4, foi lançada para PC em 2025 e é bastante elogiada, conseguindo resultados parecidos com os do DLSS da NVIDIA, que é uma referência nesse tipo de tecnologia.

Os desafios do PSSR e como o FSR 4 pode resolver

Antes de considerar essa nova abordagem, a Sony tentou lançar o PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), uma tecnologia de upscaling desenvolvida internamente. Embora tenha sido implementada no PS5, houve alguns desafios técnicos. Vários estúdios relataram que o PSSR apresentava dificuldades e, em algumas situações, seu uso acabou prejudicando o desempenho.

É aqui que o FSR 4 se destaca como uma opção mais confiável. A colaboração entre a Sony e a AMD no Project Amethyst visa criar algoritmos mais eficazes para a reconstrução de imagem. Cerny explicou que a versão do FSR 4 para o PS5 Pro será idêntica à que funciona no PC, sem adaptações que possam limitar sua performance.

Integração e benefícios do FSR 4 no PS5 Pro

Cerny afirmou que o FSR 4 foi desenvolvido em colaboração direta com a equipe PlayStation, o que vai garantir uma integração mais fluida com a arquitetura do console. Essa nova solução deverá substituir o PSSR como padrão de upscaling, trazendo melhorias tanto na qualidade visual quanto na performance dos jogos.

Uma vantagem importante é que a migração para o FSR 4 é considerada um “drop-in replacement”. Isso significa que os estúdios não precisarão fazer grandes alterações em seus projetos para utilizá-lo, facilitando muito a adoção por desenvolvedores de todos os tamanhos.

Um olhar para o futuro

Enquanto já estão trabalhando nos primeiros conceitos do PlayStation 6, Cerny continua focado em melhorias para o PS5 Pro. Ele destacou que os aprendizados adquiridos durante o Project Amethyst estão sendo incorporados não apenas ao novo console, mas também às futuras placas gráficas da AMD.

Ainda não há uma data específica para o lançamento do FSR 4 no PS5 Pro. A Sony seguirá colaborando com estúdios parceiros para fazer essa transição da maneira mais eficiente possível.

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