FIM DO SMASH BROS?! Diretor diz que futuro é incerto

Em uma indústria onde lançamentos AAA levam cada vez mais tempo e recursos, até mesmo Masahiro Sakurai, criador de Kirby e Super Smash Bros., levantou a bandeira de alerta: o desenvolvimento de jogos em larga escala está se tornando insustentável.

Durante uma entrevista ao Yahoo Japan (via tradução da Source Gaming), Sakurai comentou sobre os rumos do mercado, dizendo que já não é possível prever com clareza o futuro da indústria. Segundo ele, a forma como os jogos são feitos hoje demanda tempo e energia em um nível preocupante, tornando o modelo atual cada vez mais difícil de sustentar.

Veterano da Nintendo, Sakurai fala com autoridade e experiência

Imagem: Reprodução

Conhecido por sua dedicação extrema, Sakurai passou quase uma década trabalhando sem pausas na série Super Smash Bros., mesmo lidando com problemas de saúde como tendinite calcificada.

Em seu curto intervalo entre o fim do desenvolvimento de Ultimate e seu próximo projeto (revelado como Kirby Air Riders no Nintendo Switch 2 Direct), ele ainda encontrou tempo para produzir mais de dois anos de conteúdo para seu canal no YouTube.

Ou seja, se até Sakurai — um dos profissionais mais resilientes da indústria — está dizendo que o processo atual não se sustenta a longo prazo, talvez seja hora de todos escutarem.

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Generative AI: solução ou risco?

Sakurai também abordou o tema da inteligência artificial generativa, apontando que ela pode se tornar uma ferramenta para melhorar a eficiência e reduzir a carga de trabalho nas produções modernas. No entanto, ele não deixou claro se ele mesmo pretende adotar esse tipo de tecnologia em seus jogos futuros.

A fala do criador foi equilibrada, sem descartar a IA, mas também sem romantizá-la. Dado seu estilo criativo cheio de toques pessoais — os famosos “detalhes Sakurai” que os fãs adoram identificar —, é difícil imaginar o desenvolvedor terceirizando criatividade para algoritmos. Afinal, são justamente essas particularidades que tornam seus jogos únicos.

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Um mercado em transição — e sob pressão

As palavras de Sakurai ecoam em um momento em que estúdios como a Naughty Dog passam quase uma geração inteira de consoles sem lançar um novo jogo, e grandes projetos enfrentam atrasos, demissões e reestruturações.

O alerta está dado: se a indústria não repensar seus métodos, o próprio futuro do AAA pode estar em risco.

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