Marathon – Bungie responde sobre acusação de PLÁGIO

O estúdio Bungie, conhecido mundialmente por títulos como Destiny e Halo, se viu no centro de uma nova polêmica. Desta vez, o motivo foi o uso de artes visuais no jogo Marathon que teriam sido retiradas, sem autorização, do portfólio da artista independente conhecida como N2. Segundo a artista, suas criações foram “parasitas” por empresas grandes enquanto ela “luta para sobreviver com sua arte”.
A acusação rapidamente ganhou força nas redes sociais, e, poucas horas depois, a Bungie se pronunciou publicamente sobre o caso, confirmando o uso indevido e atribuindo a responsabilidade a um ex-artista da equipe.
Bungie responde: “Comprometida em fazer o certo”
No comunicado publicado nas redes sociais, o estúdio declarou:
Investigamos imediatamente uma preocupação relacionada ao uso não autorizado de decalques de artistas em Marathon e confirmamos que um ex-artista da Bungie incluiu esses elementos em uma folha de texturas que acabou sendo utilizada no jogo.
Nossa equipe de arte atual desconhecia esse problema, e ainda estamos analisando como essa falha passou despercebida. Levamos assuntos como este muito a sério. Entramos em contato com @4nt1r34l para discutir a situação e estamos comprometidos em agir corretamente com o artista.
Como política da empresa, não utilizamos o trabalho de artistas sem a devida permissão.
Para evitar que problemas semelhantes ocorram no futuro, estamos conduzindo uma revisão completa dos nossos ativos no jogo, especialmente os produzidos pelo ex-artista da Bungie, além de implementar verificações mais rigorosas para documentar todas as contribuições artísticas.
Valorizamos a criatividade e a dedicação de todos os artistas que contribuem para nossos jogos e estamos comprometidos em fazer o que é certo por eles. Agradecemos por nos alertar sobre essa questão.
Bungie, comunicado oficial
Apesar do tom responsável, parte da comunidade criticou a resposta do estúdio. Alguns usuários identificaram que membros da equipe atual seguiam o perfil da artista em plataformas onde a arte foi originalmente postada, levantando dúvidas sobre o desconhecimento alegado pela Bungie.
Outros foram além e apontaram semelhanças com obras de todo o portfólio da artista, sugerindo que mais peças podem ter sido copiadas.

Leia mais:
- Marathon pode ser revelado em breve
- Marathon teve possível QUEDA de preço! Confira!
- Marathon – A Bungie tá fazendo tudo ERRADO?!
- Marathon NÃO SERÁ free-to-play? Entenda!
Um problema recorrente na indústria?
Casos como esse não são exatamente novidade no universo dos games. Em 2023, por exemplo, a equipe por trás de Escape from Tarkov acusou os desenvolvedores de Arena Breakout Infinite de plágio explícito em seus assets, gerando uma grande discussão online sobre os limites da “inspiração” na indústria criativa.
A situação da Bungie, no entanto, reacende um alerta importante: estúdios precisam redobrar os cuidados com direitos autorais, especialmente ao lidar com freelancers, ex-funcionários e equipes terceirizadas.
Seja por negligência ou má fé, o resultado é sempre o mesmo: prejuízo para os artistas independentes e mancha na reputação das grandes empresas. Agora resta saber como a Bungie vai compensar a artista e prevenir que isso volte a acontecer.
Comentários estão fechados.