Copilot do Xbox chega com IA falante e promessas ousadas

Prepare-se para conhecer um novo “melhor amigo gamer”, criado pela Microsoft. A empresa começou os testes de uma versão inicial do seu Copilot for Gaming, um assistente inteligente que promete ser o seu guia, ajudante e talvez até seu treinador pessoal dentro do mundo dos games. Mas calma, não vá achando que é algo tipo Cortana com XP em Dark Souls.
O Copilot agora aparece no aplicativo mobile do Xbox, parecendo um chatbot bonitinho, mas com ambições maiores. A proposta? Te ajudar a ver conquistas, recomendar jogos com base no seu histórico e até dar dicas sobre como vencer aquele chefe que já te matou 13 vezes. Parece útil. Parece.

Um assistente que joga com você, ou por você?
Segundo a Microsoft, o Copilot para games vai muito além de frases prontas. A versão inicial, disponível só para funcionários por enquanto, já consegue puxar suas conquistas recentes, instalar jogos no console com um comando e sugerir novos títulos com base no que você já jogou. É como um Game Pass que fala.
Você pode interagir com o assistente digitando ou usando comandos de voz, escolhendo entre vozes “energética”, “sábia”, “tranquila” ou “heróica”. Porque claro, nada como receber spoiler de como passar a fase final com uma voz que parece saída de 300. No futuro, a Microsoft planeja incluir personagens animados para dar cara ao assistente. Por enquanto, só papo mesmo.
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Copilot Vision: a promessa mais ousada da Microsoft
Agora vem a parte digna de ficção científica. A Microsoft quer que o Copilot Vision, um recurso ainda em desenvolvimento, consiga literalmente “ver” o que você vê durante os jogos no PC. Isso permitiria ao assistente dar dicas em tempo real, quase como um copiloto de verdade, apontando estratégias em Overwatch 2, mostrando caminhos escondidos em Minecraft ou dizendo: “acho melhor correr” quando um creeper aparecer.

Vai dar certo? Esperamos que sim. Mas sabemos como essas promessas tecnológicas costumam acabar… O lançamento para o público continua um pouco longe, mas os primeiros testes com o app mobile indicam que a Microsoft está ouvindo os feedbacks dos jogadores. A empresa deve ajustar bastante coisa antes de liberar o recurso nos consoles. E sinceramente? Vai precisar mesmo.
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