Dragon’s Dogma 2 – Como a Capcom melhorou o game?

Lançado em março, Dragon’s Dogma 2 conquistou os jogadores com seu gameplay envolvente e seu vasto mundo aberto, mas também foi amplamente criticado pela sua má otimização em todas as plataformas.

Desde então, a Capcom tem trabalhado para melhorar o desempenho do jogo, com várias atualizações lançadas nos últimos meses. No entanto, foi apenas recentemente que a desenvolvedora conseguiu corrigir os principais problemas, entregando um desempenho muito mais estável.

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Problema com os NPCs: O vilão do desempenho

De acordo com a Capcom, o principal causador dos problemas de desempenho em Dragon’s Dogma 2 eram os próprios NPCs. O jogo alocava grande parte do poder de processamento da CPU para calcular os “pensamentos” desses personagens e aplicar efeitos de física. Isso gerava uma sobrecarga na CPU em áreas com muitos NPCs, como as cidades, resultando em quedas na taxa de quadros.

Curiosamente, soluções comuns, como reduzir a resolução, não ajudavam, já que o problema estava focado na CPU, e não na GPU.

Para solucionar o problema, a equipe de desenvolvimento fez ajustes na forma como os pensamentos dos NPCs são processados e alterou a ordem em que os processos acontecem. Com essas otimizações, foi possível reduzir a carga sobre a CPU e melhorar a taxa de quadros do jogo, especialmente em momentos com grande concentração de NPCs.

Em Dragon’s Dogma 2, o poder de processamento da CPU é alocado para processar os pensamentos de cada NPC, bem como os efeitos na física dos personagens. Portanto, em cenas onde muitos NPCs aparecem ao mesmo tempo, como nas cidades, a carga da CPU ficava extremamente alta, o que em alguns casos afetava a taxa de quadros. Como a CPU era nosso gargalo, soluções relacionadas à GPU, como reduzir a resolução, tiveram pouco efeito na melhoria da taxa de quadros

Capcom

Taxa de quadros mais estável

Imagem: Capcom

Após meses de trabalho, as otimizações começaram a surtir efeito, permitindo que Dragon’s Dogma 2 rodasse com uma taxa de quadros mais alta, variando entre 50 e 60 FPS nos consoles, dependendo da situação. Isso representa uma melhoria significativa em relação aos problemas enfrentados no lançamento.

Essas atualizações recentes garantem que os jogadores possam aproveitar a experiência de Dragon’s Dogma 2 de forma mais fluida, com um desempenho muito mais estável, seja no PC, PlayStation 5, ou Xbox Series X|S.

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Com as recentes atualizações, Dragon’s Dogma 2 finalmente oferece uma experiência mais suave e estável, graças aos ajustes no processamento dos NPCs e na CPU.

Agora, os jogadores podem explorar o vasto mundo do jogo sem as preocupações iniciais com quedas de desempenho. Disponível no PC, PS5 e Xbox Series X|S, o RPG de ação da Capcom está mais otimizado do que nunca.

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