Tetsuya Nomura explica porque não faz personagens feios

O renomado designer e desenvolvedor de jogos Tetsuya Nomura, conhecido por sua contribuição na criação de personagens icônicos em franquias como Final Fantasy e Kingdom Hearts, explicou recentemente uma de suas filosofias de design: a importância de protagonistas atraentes.

Personagens como Cloud Strife, Lightning e Noctis compartilham algo em comum além de suas personalidades e histórias: todos têm um visual marcante e bonito.

Quando questionado sobre essa tendência de criar protagonistas com traços físicos agradáveis, Nomura explicou que isso tem raízes em uma experiência pessoal de sua juventude.

Ele conta que um colega, enquanto jogava um jogo cujo protagonista não era particularmente bonito, disse: “Por que eu tenho que ser feio no mundo do jogo também?”. Essa observação deixou uma forte impressão em Nomura e moldou sua abordagem para criar personagens principais.

A Conexão entre beleza e jogabilidade

Imagem: Square Enix

Para Nomura, é importante que o protagonista tenha uma aparência que facilite a identificação e empatia dos jogadores. Ele acredita que, se um personagem principal tiver um design muito distinto ou fora do convencional, pode acabar se tornando difícil para os jogadores se conectarem com ele. Portanto, o equilíbrio no visual é fundamental para que o jogador se sinta à vontade ao controlar o herói.

Nomura ressalta que, enquanto a beleza é importante, exageros no design ou no background de um personagem podem torná-lo muito peculiar e afastar o público. Ele explica que é preciso ter cuidado para não criar protagonistas que sejam tão únicos que percam a capacidade de gerar simpatia.

O lugar dos vilões no design de Nomura

Imagem: Square Enix

Se por um lado Nomura preza por personagens principais mais “padrões” e atraentes, ele aproveita para explorar sua criatividade de maneira mais ousada com os vilões. Para ele, vilões podem e devem ter traços mais fortes e excêntricos, o que permite que o designer traga elementos visualmente mais dramáticos e únicos.

Um exemplo disso é Xehanort, o antagonista da série Kingdom Hearts. Nomura cita o vilão como um de seus personagens favoritos, justamente porque ele foi uma oportunidade de inserir um design mais ousado, algo que ele talvez não faria com um protagonista.

Vilões oferecem a liberdade de serem mais distintos sem prejudicar a conexão emocional do jogador, já que a função deles é justamente contrastar com o herói.

Leia mais:

Para Tetsuya Nomura, criar personagens atraentes não é apenas uma escolha estética, mas sim uma estratégia para garantir que os jogadores se conectem com os protagonistas. Ao equilibrar o design visual, ele consegue gerar empatia e identificação, enquanto reserva sua criatividade mais ousada para os vilões, que podem ser tão excêntricos quanto a narrativa permite.

Esse equilíbrio entre beleza e funcionalidade é o que define o estilo de Nomura e o diferencia como um dos maiores designers da indústria de jogos.

Comentários estão fechados.