8 MODs tão insanos que viraram jogos próprios

Se você acha que modders só fazem roupinha nova ou adicionam uns shaders, pense de novo! Vários dos jogos mais famosos e influentes da indústria nasceram como modificações criadas por fãs apaixonados. Alguns desses projetos eram tão bem-feitos que acabaram se transformando em jogos comerciais de sucesso absoluto.
A seguir, você vai conhecer mods tão insanos que viraram títulos completos — alguns deles, inclusive, deram origem a gêneros inteiros.
PUBG – O battle royale que nasceu em Arma 3
Antes de ser o fenômeno global que popularizou o gênero battle royale, PlayerUnknown’s Battlegrounds era apenas um mod para Arma 3, criado por Brendan “PlayerUnknown” Greene. O mod era focado em sobrevivência, tensão e, claro, um único vencedor entre 100 jogadores.
O sucesso foi tão grande que rendeu um jogo próprio em 2017 — e, a partir dele, o mundo dos battle royales nunca mais foi o mesmo.
DayZ – O apocalipse zumbi que começou em Arma 2
Outro sucesso vindo da série Arma foi DayZ, um mod de sobrevivência zumbi para Arma 2. Criado por Dean Hall, o mod adicionava fome, sede, doenças e permadeath em um mapa gigantesco e hostil.
A experiência realista e cruel virou febre e deu origem a um jogo standalone, mantendo a essência do mod — e inaugurando uma onda de jogos de sobrevivência online.
The Forgotten City – De mod de Skyrim a jogo premiado
Originalmente um mod superelogiado de The Elder Scrolls V: Skyrim, The Forgotten City virou um jogo completo em 2021. O título manteve a premissa de viajar no tempo em uma cidade romana com um mistério moral profundo, mas foi totalmente refeito com gráficos e narrativa própria.
O game ganhou prêmios, foi indicado ao The Game Awards e provou que mods narrativos também podem brilhar.
Dota – A gênese dos MOBAs modernos
Defense of the Ancients, ou simplesmente Dota, começou como um mod de Warcraft III. Misturando estratégia e ação, o mod virou febre no mundo dos eSports e acabou originando dois titãs: League of Legends (inspirado nele) e Dota 2 (da Valve).
Tudo isso porque um grupo de fãs decidiu testar ideias novas com o mapa de um RTS.
Chivalry – Cavaleiros medievais surgiram em Half-Life 2
Antes de virar um jogo próprio, Chivalry: Medieval Warfare começou como o mod Age of Chivalry, criado com a Source Engine de Half-Life 2. A proposta era um combate medieval corpo-a-corpo com foco em batalhas intensas e realistas.
A ideia fez tanto sucesso que virou um game completo — e até recebeu sequência.
Black Mesa – O remake de fã que virou oficial
Quando a Valve demorou para lançar um remake de Half-Life, os fãs resolveram fazer por conta própria. O resultado foi Black Mesa, um mod ambicioso que reconstruiu o clássico de 1998 com a engine Source, recriando cenários, mecânicas e até corrigindo a famigerada fase Xen.
A qualidade foi tanta que a Valve aprovou a venda oficial do jogo na Steam.
X-Men: The Ravages of Apocalypse – Marvel no Quake?

Essa é pra quem gosta de pérolas obscuras: The Ravages of Apocalypse foi um mod para o primeiro Quake, lançado com apoio da própria Marvel! Nele, você enfrentava clones malignos dos X-Men em uma aventura intensa e bizarramente divertida.
Ele se destacou tanto que virou um lançamento standalone físico, com direito a capinha e tudo.
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Counter-Strike – O mod mais famoso de todos os tempos
Claro que não poderia faltar Counter-Strike, né? O jogo começou como um mod multiplayer para Half-Life, criado por Minh Le e Jess Cliffe. O conceito era simples: terroristas vs. contra-terroristas, com objetivos como plantar bomba ou resgatar reféns.
A Valve viu o potencial, comprou o projeto, e o resto é história: CS virou um dos maiores e mais longevos fenômenos competitivos do planeta.
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