6 jogos ÓTIMOS, mas lançados na época errada

O mundo dos videogames está repleto de exemplos de jogos fantásticos que não receberam a atenção que mereciam no momento de seu lançamento. Frequentemente, o timing desfavorável, enfrentando títulos de alto perfil ou inovações de mercado, condenou esses jogos a um começo difícil, apesar de suas qualidades indiscutíveis.

Vampire: The Masquerade – Bloodlines

Imagem: Troika Games

Lançado em 2004, Vampire: The Masquerade – Bloodlines é um RPG de ação que explora temas sombrios em um universo de horror urbano. Os jogadores assumem o papel de um vampiro recém-criado em um mundo onde criaturas sobrenaturais vivem secretamente entre os humanos.

O jogo foi aclamado por sua narrativa profunda e interações complexas entre personagens, oferecendo múltiplas linhas de diálogo que influenciam o desenrolar da história. No entanto, o jogo sofreu com bugs e um desenvolvimento problemático, além de ter sido lançado junto a gigantes como Half-Life 2 e Halo 2, o que prejudicou suas vendas iniciais.

Okami

Imagem: Clover Studio

Okami, desenvolvido pela Clover Studio e lançado em 2006, é conhecido por seus visuais estilizados que imitam pinturas japonesas tradicionais e sua jogabilidade que lembra a série The Legend of Zelda. No jogo, os jogadores controlam Amaterasu, a deusa do sol na forma de um lobo, em sua missão para restaurar a vida e a cor ao mundo.

Okami foi elogiado por sua arte impressionante e mecânica inovadora de “pincel celeste”, que permite aos jogadores interagir com o mundo de maneiras criativas. Apesar da aclamação crítica, Okami foi lançado pouco antes do novo console PlayStation 3 e perto de Zelda: Twilight Princess, resultando em vendas iniciais desapontadoras.

Titanfall 2

Imagem: Respawn Entertainment

Lançado em 2016, Titanfall 2 da Respawn Entertainment, foi um avanço significativo em relação ao seu antecessor, introduzindo uma campanha solo emocionante e expansiva que foi amplamente elogiada por críticos e jogadores.

A jogabilidade dinâmica, combinando combates ágeis de pilotos com batalhas estratégicas de titãs, estabeleceu um novo padrão para o gênero de FPS. No entanto, o lançamento de Titanfall 2 foi ofuscado por estar agendado entre dois dos maiores lançamentos do ano: Battlefield 1 e Call of Duty: Infinite Warfare, resultando em vendas abaixo das expectativas, apesar das críticas positivas.

Shadow Hearts

Imagem: Sacnoth

Shadow Hearts, lançado em 2001, ofereceu uma experiência única de RPG, combinando elementos de horror, histórias de ficção gótica e mitologia, ambientado em um cenário alternativo do período da Primeira Guerra Mundial.

Com mecânicas de combate inovadoras, como o “Judgment Ring”, e uma história que mergulha em temas mais escuros e adultos do que a maioria dos RPGs da época, Shadow Hearts se destacou como uma obra profundamente original.

Contudo, seu lançamento foi eclipsado pelo muito antecipado Final Fantasy X, lançado apenas seis dias depois, relegando Shadow Hearts a um status de cult clássico em vez de um sucesso comercial imediato.

Kingdom of Amalur: Reckoning

Imagem: 38 Studios

Lançado em 2012, Kingdom of Amalur: Reckoning é um RPG de ação que prometeu e entregou um mundo vasto e visualmente deslumbrante, repleto de lore profundo e mecânicas de combate envolventes.

Desenvolvido por uma equipe de estrelas, incluindo o designer de jogos Ken Rolston, famoso por seu trabalho em The Elder Scrolls, e o autor best-seller R.A. Salvatore, que criou o cenário do jogo, Amalur ofereceu uma experiência de jogo rica e imersiva.

No entanto, apesar de suas qualidades, o jogo foi lançado em um mercado saturado e enfrentou dificuldades financeiras que eventualmente levaram à falência do estúdio 38 Studios.

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Beyond Good and Evil

Imagem: Ubisoft

Beyond Good and Evil, lançado em 2003, é frequentemente citado como um dos jogos mais subestimados de sua geração. Criado por Michel Ancel, o jogo é conhecido por sua história cativante, personagens carismáticos e uma combinação única de diferentes estilos de gameplay, incluindo stealth, puzzle-solving e elementos de ação-aventura.

Situado em um mundo futurista sob ameaça de invasão alienígena, Beyond Good and Evil recebeu elogios por sua narrativa engajante e design inovador. No entanto, lançado simultaneamente com outros grandes títulos, não conseguiu capturar uma grande audiência inicialmente, embora tenha cultivado um forte culto de seguidores ao longo dos anos.

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