5 jogos que deveriam ter ganhado o GOTY, mas perderam
A indústria dos games é repleta de histórias emocionantes e títulos memoráveis. Entre eles, alguns jogos brilham tanto que se tornam verdadeiros ícones, mesmo que, surpreendentemente, não tenham levado para casa o cobiçado prêmio de Jogo do Ano (GOTY).
Prepare-se para uma viagem nostálgica enquanto exploramos 5 jogos que, apesar de sua qualidade indiscutível, enfrentaram rivais formidáveis e saíram de mãos vazias nas premiações. Vem relembrar o que os tornou especiais, mesmo não recebendo o reconhecimento que mereciam.
5 – Doom (2016)
Ano de indicação: 2017
Vencedor: The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Indicado ao GOTY em 2017, Doom fez um retorno triunfante à cena dos jogos de tiro em primeira pessoa. Com um gameplay frenético e um design de nível impressionante, o jogo reviveu a essência do gênero com maestria. A música envolvente e os combates intensos proporcionaram uma experiência inesquecível para os jogadores.
A razão pela qual Doom não ganhou está relacionada à competição feroz que enfrentou. Títulos como Breath of the Wild e Super Mario Odyssey não apenas trouxeram inovações significativas em design de mundo aberto, mas também tinham o peso da nostalgia da Nintendo, que geralmente atraia mais atenção nas premiações do GOTY. Assim, o excelente trabalho da Bethesda, embora admirado, ficou ofuscado.
4 – Hollow Knight
Ano de indicação: 2018
Vencedor: God of War
Hollow Knight foi indicado ao GOTY em 2018, e mesmo sendo aclamado pela crítica, acabou perdendo. O que torna esse jogo tão especial é a sua jogabilidade fluida e a narrativa profunda que mistura elementos de exploração e combate desafiador. O design artístico, com sua estética sombria e atmosfera envolvente, conquistou os jogadores, enquanto a dificuldade elevada proporcionou uma experiência de jogo gratificante.
A competição foi acirrada, mas o que realmente prejudicou Hollow Knight foi a força do apelo da Sony com God of War, que conseguiu ressoar com um público mais amplo. Apesar de sua comunidade apaixonada, Hollow Knight não conseguiu igualar a atenção que o grande lançamento da Santa Monica Studios atraiu nas premiações.
3 – Red Dead Redemption 2
Ano de indicação: 2019
Vencedor: Sekiro: Shadows Die Twice
Indicado ao GOTY em 2019, Red Dead Redemption 2 trouxe uma narrativa rica e um mundo aberto incrivelmente detalhado. A Rockstar Games se destacou ao oferecer uma experiência cinematográfica com personagens bem desenvolvidos e um enredo envolvente. Os gráficos realistas e o design de som imersivo contribuíram para uma das melhores experiências da geração.
Apesar de seu impacto, Red Dead Redemption 2 perdeu para Sekiro: Shadows Die Twice. A narrativa complexa de Red Dead Redemption 2 pode ter sido um fator que dificultou sua vitória, pois a experiência exigia mais tempo e dedicação do jogador. Em contraste, Sekiro trouxe uma jogabilidade mais direta, que encantou tanto críticos quanto o público, tornando-se a escolha mais popular na premiação.
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2 – Death Stranding
Ano de indicação: 2019
Vencedor: Sekiro: Shadows Die Twice
Death Stranding foi indicado ao GOTY em 2019 e gerou um verdadeiro divisor de águas entre os jogadores. Com uma narrativa única, que aborda temas de conexão e solidão, o jogo de Hideo Kojima se destacou por sua originalidade e impacto cultural. Os gráficos de ponta e a trilha sonora também foram pontos altos, tornando a experiência ainda mais imersiva.
No entanto, o jogo não conquistou o prêmio. A complexidade da jogabilidade de Death Stranding dividiu opiniões: enquanto alguns o viam como uma obra-prima, outros achavam maçante. Essa polarização, somada à jogabilidade mais acessível e ao desafio direto de Sekiro, acabou decidindo a votação.
1 – Ghost of Tsushima
Ano de indicação: 2020
Vencedor: The Last of Us Part II
Indicado ao GOTY em 2020, Ghost of Tsushima impressionou pela sua jogabilidade rica e narrativa cinematográfica. Com um mundo aberto inspirado no Japão feudal, o jogo apresentou um design artístico deslumbrante, combate fluido e uma história envolvente que explorava temas de honra e sacrifício.
Contudo, Ghost of Tsushima perdeu para The Last of Us Part II. Embora ambos os jogos tenham sido amplamente elogiados, a intensidade emocional e as questões controversas abordadas em The Last of Us Part II se destacaram mais nas discussões entre os jurados. A profundidade da narrativa de The Last of Us e sua exploração de temas sombrios impactaram mais os críticos, deixando Ghost of Tsushima como uma bela, mas insuficiente, alternativa.
Uma competição acirrada
Esses 5 jogos são exemplos perfeitos de como a qualidade e a inovação podem, às vezes, não ser suficientes para garantir uma vitória no GOTY. A concorrência feroz, aliada às preferências dos jurados, cria um cenário onde títulos que deveriam ser celebrados acabam esquecidos.
Para os fãs, é uma frustração que torna o mundo dos games ainda mais fascinante, repleto de histórias e debates sobre o que realmente faz um jogo ser digno do prêmio de Jogo do Ano. E você, tem outros jogos em mente que deveriam ter ganho o GOTY? Compartilhe sua opinião e vamos discutir!
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