BAFTA nomeia personagem mais icônico: não é quem você pensa!
Imagine um universo onde pixels e polígonos forjam heróis inesquecíveis, onde cada salto e cada enigma desvendado nos transportam para aventuras épicas. Agora, pense em quem seria coroado o rei ou a rainha desse reino fantástico, através do British Academy Film Awards, mais conhecido como BAFTA Awards.
Talvez você apostasse suas fichas no encanador bigodudo de vermelho ou no ouriço azul ultra-rápido, certo? Errado! Puxe a cadeira, pegue a pipoca e prepare-se para a reviravolta: uma personagem icônica acaba de ser eleita pelo BAFTA como a melhor personagem de videogame de todos os tempos!
Uma vitória made in UK no BAFTA
Quando o BAFTA decidiu celebrar duas décadas de prêmios dedicados aos videogames, ninguém imaginou que a festa teria um toque tão… britânico. Afinal, em meio a um mar de personagens lendários, foi Lara Croft, a arqueóloga mais destemida e estilosa de todos os tempos, quem levou a melhor.
E não foi por acaso! Com uma bagagem recheada de 12 séries principais, 18 jogos spin-off e até incursões no cinema, Lara não é só um ícone, ela é uma verdadeira instituição.
O charme do clássico renovado
Você deve estar se perguntando: o que impulsionou Lara ao topo no BAFTA? A resposta pode estar na brilhante remasterização da trilogia original de Tomb Raider, lançada em 2024. É como reviver os bons velhos tempos, mas com um brilho novo.
E não para por aí! O burburinho em torno de sua próxima série animada e o carinho de seus fãs no Reino Unido foram o empurrãozinho que faltava para Lara desbancar até mesmo o queridinho Mario, que ficou com a medalha de prata, apesar de ter 11 anos e inúmeros jogos a mais em seu currículo.
Surpresas e mais surpresas
Mas a lista de surpresas do BAFTA não acaba em Lara Croft. Quem diria que o Agente 47, o mestre dos disfarces da série Hitman, daria as caras no pódio, ficando em 3° lugar, deixando para trás nomes como Sonic (4º), (6º) Pac-Man e até o adorável Pikachu (12º)?
E se você pensa que só os veteranos brilharam, pense de novo. O sucesso estrondoso de Baldur’s Gate 3 mostra que os novatos também têm seu lugar ao sol, com personagens como Shadowheart (10º) e Astarion (17º) ultrapassando veteranos como Ellie de The Last of Us (19º) e Nathan Drake de Uncharted (20º).
Um legado em constante evolução
A jornada de Lara Croft é uma saga à parte. Desde sua criação pela Core Design até as mãos habilidosas da Crystal Dynamics e, mais recentemente, sob o escudo da Square Enix e do Grupo Embracer, Lara tem se reinventado sem perder sua essência.
Somente neste ano, Tomb Raider I – III Remastered foi lançado em várias plataformas e, com mais de 95 milhões de cópias vendidas, quem ousaria duvidar de seu reinado no BAFTA? Além disso, o tão aguardado programa de TV da Netflix, Tomb Raider: The Legend of Lara Croft, está programado para ser lançado ainda este ano.
O futuro promissor de Lara
Em uma declaração à NBC News enviada via X (antigo Twitter), Shelley Blond, a voz original de Croft no jogo de 1996, descreveu sua personagem como a personificação do empoderamento feminino.
Ela foi a primeira protagonista feminina em um jogo de computador, tem sua própria estrela na Walk Of Game em São Francisco e detém o Recorde Mundial do Guinness por ser a heroína de videogame de maior sucesso de todos os tempos. Tudo isso faz dela a legítima proprietária do título de personagem mais icônica dos videogames.
A verdade é que, no reino dos videogames, onde cada personagem carrega um universo de histórias, a coroa estava destinada a uma heroína que não apenas desbravou tumbas, mas também conquistou corações. Lara Croft, com seu charme britânico, provou que não é apenas uma personagem: é uma lenda. E para aqueles que duvidaram, bem, é hora de se renderem à rainha.
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